Melhores Momentos - Final da Copa da Grécia - PAOK 1 x 4 PANATHINAIKOS

terça-feira, 2 de junho de 2015

Por Leonardo Pascoal de Carvalho | Categorias :


Um feito histórico no futebol grego é o que vamos apresentar hoje no Futebol Greco-Cipriota no quadro Grandes Esquadrões.

Na temporada da 1970-1971 o Panathinaikos treinado pelo lendário Ferenc Puskás o time começou a disputa da Copa da UEFA hoje chamada de Liga Dos Campeões e conseguiu fazer um feito que jamais se repetiu no futebol grego.

Na primeira fase o time enfrentou o Jeunesse Esch de Luxemburgo e no primeiro jogo venceu pelo placar de dois tentos a um,Antoniadis abriu o placar para o Panathinaikos aos 5 minutos que viu aos Di Genova pouco tempo depois,aos 11 minutos empatar o marcador e o time de Atenas assegurou a vitória fora de casa aos 36 minutos com Kostas Eleftherakis.
No jogo de volta jogando em sua casa o Apostolos Nikolaidis o time verde de Atenas não tomou conhecimento do Jeunesse goleou o adversário pelo placar de cinco a um,gols marcados por Eleftherakis e quatro de Antoniadis,vencendo pelo placar agregado de 7x1.

Na Segunda fase o Panathinaikos defrontou o Slovan Bratislava que pertencia a extinta Tchecolosváquia.
No primeiro encontro em Atenas os mandantes venceram pelo placar de 3x0,com gols de Mimis Domazos,Antoniadis e Delijannis aos 31,55 e 88 minutos respectivamente.
A partida de volta fora disputada no estádio Tehelné Pole em Bratislava e o time da casa venceu o jogo pelo placar de 2x1,com Medvid aos 31 minutos e Jozef Čapkovič aos 59 marcando para o Slovan e no meio disso,Antoniadis aos 55 minutos marcou o gol do Panathinaikos que deu aos gregos a vitória de 4x2 no agregado e a vaga assegurada nas quartas de final.

As quartas de final foram já no ano de 1971 e o Panathinaikos continuava assombrando o mundo e o primeiro confronto foi na Inglaterra frente ao Everton e o jogo da ida teve seus melhores momentos na parte final,quando Antoniadis marcou aos 36 da etapa final e David Johnson conseguiu o empate aos 43 do segundo tempo.
No jogo da volta o Panathinaikos segurou bravamente o Everton e o jogo acabou sem gols e o time do "Panatha" devido ao gol marcado fora de casa avançou de fase.

Em abril de 1971 veio o momento mais tenso do Panathinaikos durante toda a competição,o time teve que enfrentar o Red Star Belgrade que fazia uma excelente campanha.
O primeiro jogo foi disputado no Estádio FK Crvena zvezda em Beogrado e os mandantes atropelaram o Panathianikos pelo placar de 4x1,Stevan Ostojic abriu o placar aos 14 minutos de jogo para o Red Star,Slobodan Janković ampliou aos 39,o mesmo Stevan Ostojic voltou a marcar aos 45 minutos e depois do intervalo,Aristidis Kamaras tentou uma reação verde aos 55 minutos quando marcou seu gol mas de nada adiantou,pois Stevan Ostojic pela terceira vez na partida marcou e decretou a vitória sérvia.
A partida de volta foi no Apostolos Nikolaidis e novamente o fator casa ajudou e muito o Panathinaikos que vencera por 3x0 com dois gols de Antoniadis aos 1 e 54 minutos e Kamaras aos 65 e de novo os gols fora de casa classificaram o Panathinaikos,o mesmo havia ocorrido no confronto frente ao Everton.

Chegou a hora da verdade,a hora da final histórica frente ao imbatível Ajax em Wembley no dia 02/06/1971.
Mais de 90 mil espectadores viram o Panathinaikos sucumbir a força do Ajax que com gols de Van Dijk aos 5 minutos e Hann aos 87 marcarem seus gols e fazer do Ajax o campeão da Europa naquela temporada.
Mesmo com a derrota na final o time do Panathinaikos na época se tornou um time lendário,tanto pela força da equipe quanto pelo feito jamais repetido por qualquer outro time do país.


O time titular do Panathinaikos contava com Panagiotis Oikonomopoulos,Kostas Eleftherakis,Antonis Kapsis,Giannis Tomaras,Mimis Domazos,Panagiotis Filakouris,Aristidis Kamaras,Frangiskos Sourpis,Georgios Vlahos,Antonis Antonidis e Harilaos Grammos.


Antonis Antoniadis foi o artilheiro da competição com 10 gols marcados,ficando a frente de Luis Aragonés que na época defendia o Atlético de Madrid.


Outro momento a ser destacado foi que no mesmo ano o Ajax desistiu da disputa do título Intercontinental e vaga quem herdou foi o Panathianikos que enfrentou na final o Club Nacional de Football.
O primeiro jogo foi Pireus no estádio Karaiskakis Stadium que pertence ao maior rival do time o Olympiacos diferente da Copa da UEFA que foram disputados no Apostolos Nikolaidis.
Dia 15 de Dezembro de 1971 o Panathinaikos recebeu o Nacional e abriu o placar com Filakouris aos 48 minutos e o Nacional logo aos 50 minutos empatou com Artime.
Dia 28 De Dezembro do mesmo ano aconteceu a segunda partida,esta no Estadio Centenario em Montevideo e o Nacional venceu pelo placar de dois a um,gols do Artime aos 34 e 74 minutos enquanto o Panathinaikos diminiui com Filakouris aos 89 não dando tempo para o empate e colocando o nome do Nacional como campeão Intercontinental daquele ano.




0 comentários:

Postar um comentário