Melhores Momentos - Final da Copa da Grécia - PAOK 1 x 4 PANATHINAIKOS






História

O Panathinaikos foi fundado em 1908, embora o futebol já existisse desde a última década do século XIX na Grécia. Seu fundador, Giorgos Kalafatis, é considerado o pai do esporte no país por ter criado o primeiro clube oficial e causado a grande popularização da atividade. No início, o nome da agremiação era diferente: chamava-se Clube de Futebol de Atenas (em grego, Podosferikos Omilos Athinon).

Giorgos Kalafatis, fundador do Panathinaikos
O seu primeiro jogo, em 7 de setembro de 1908, foi contra o rival Olympiakos, que então se chamava Peirakos. A equipe de Giorgos Kalafatis derrubou os adversários sem dó, impondo uma vitória por 9 a 0. O escudo e a cor verde do clube foram estabelecidos logo depois do fim da Primeira Guerra Mundial. Em 1924, o time finalmente mudou de nome para Panathinaikos.

Em 1930, o time conquistou seu primeiro título do Campeonato Grego. No decorrer da história, isto ainda ocorreria mais 18 vezes. A equipe é a segunda que mais vezes venceu a primeira divisão nacional, perdendo apenas para o Olympiakos, que tem 35.

A melhor fase do Panathinaikos foi nos anos 1960, quando conquistou seis títulos gregos e duas Copas da Grécia, sendo considerada a década de ouro da equipe.

Em 1971, o Panathinaikos chegou à final da Liga dos Campeões contra o Ajax, de Johan Cruijff. O time grego perdeu por 2 a 0 e foi vice-campeão, na sua melhor participação no torneio continental.

Apesar da derrota, um dado curioso: o time holandês abdicou do direito de jogar o Campeonato Mundial contra o Nacional, do Uruguai, e os gregos foram no lugar. Novamente, o Panathinaikos perdeu e ficou em segundo lugar.

Recentemente, o clube vem colecionando bons resultados, mas tem dificuldades para interromper a hegemonia do rival Olympiacos dentro da Grécia. O Panathinaikos ganhou uma dobradinha em 2004, sendo campeão da liga nacional e da Copa da Grécia.

Fonte: HowStuffWorks

Hino



Ídolos


0 comentários:

Postar um comentário